A regulamentação do RenovaBio está perto de um desfecho

A diretoria da ANP aprovou dia 27 a resolução que vai definir as metas individuais de redução de carbono das distribuidoras de combustíveis. O documento será disponibilizado a partir de 1º de julho.

— O CNPE ainda precisa publicar uma atualização dos rateio das metas globais, que deve sair em breve. O RenovaBio prevê a divisão da meta global de redução de emissões de carbono entre as distribuidoras, de acordo com a participação individual no mercado. Isso vai determinar o compromisso de compra de créditos de descarbonização (CBIO) de cada empresa.

A ANP também autorizou a KPMG a atuar como firma inspetora. É o quinto credenciamento feito pela agência. Já foram autorizadas a Green Domus, a SGS, o Instituto Totum e a Fundação Vanzolini.

— Essas firmas inspetoras certificam a produção de biocombustíveis, permitindo aos produtores emitir os CBIO.

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, assinou o decreto que institui novamente o comitê do RenovaBio. O governo havia determinado o fim de todos os conselhos e comitês, que poderiam ser recriados por novos atos, como foi feito hoje para o RenovaBio e dezenas de outros. Veja no DOU

Fonte: EPBR