Ethanol Summit 2019

Nos dias 17 e 18 de junho de 2019 foi realizado no Centro de Eventos da Fecomércio, na cidade de São Paulo, o Ethanol Summit 2019. Segundo expectativas dos organizadores estiveram presentes no evento cerca de 1200 congressistas por dia, para acompanhar duas cerimônias, quatro sessões plenárias, duas palestras-magnas, 18 paineis temáticos e eventos paralelos ao longo de dois dias.

Pela Federação BRASILCOM estiveram presentes o Vice-Presidente Executivo, Abel Leitão, e o Diretor Executivo, Jorge Infurna.

A abertura do evento contou com a presença do Governador de São Paulo, João Dória, do Presidente da UNICA, Evandro Gussi, do Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque Jr., do Presidente do Conselho da UNICA, Marcelo Ometto e outras autoridades.

Em outros momentos do evento tivemos a presença de representantes da ANP (Diretores Décio Odonne e Aurélio Amaral), do MME (Márcio Félix e Miguel Ivan Lacerda), do Deputado Federal Rodrigo Maia, Presidente da Câmara, do Deputado Federal Arnaldo Jardim e de Senadores.

Dentre os assuntos que mereceram  destaque no evento estão o RENOVABIO, a venda direta de etanol, as mudanças no cenário de distribuição, mudança da previdência e as expectativas em relação ao novo governo.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, assinou, durante o evento, portaria que regulamenta o enquadramento de projetos prioritários no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis para emissão de debêntures incentivadas no setor de biocombustíveis.

“Com o  RENOVABIO, que entrará em pleno vigor em janeiro de 2020, apenas no setor de etanol estimam-se investimentos na ordem de R$ 9 bilhões por ano, com a renovação de canaviais e mais R$ 4 bilhões com o aumento da produção de cana-de-açúcar”, adiantou o ministro.

A portaria contribui para destravar investimentos em biocombustíveis, permitindo que empresas captem recursos com isenção de impostos para ampliar investimentos, inclusive renovação dos canaviais. A medida reforça metas do RENOVABIO, permitindo a expansão do número de usinas e o crescimento na oferta de etanol.

Na abertura, o ministro-chefe da Casa Civil enalteceu o meio ambiente brasileiro. “A Amazônia é sim o pulmão da humanidade, mas ela é brasileira, a Amazônia é verde e amarela, não é internacional.”

Além de defender a Amazônia, Lorenzoni lembrou da importância do setor sucroenergético (cana-de-açúcar como fonte de energia elétrica). “Este é um setor que desde o início acreditou no país, e o que se conseguiu nos últimos anos, os números que têm, a tecnologia que desenvolveu, é a certeza de que juntos vamos fazer uma grande nação”.

Com relação aos temas técnicos destacamos o crescimento e os grandes investimentos em rotas logísticas da Rumo Logística (João Alberto F. de Abreu, Presidente) e da Logum (Wagner Biasoli, Diretor Presidente). Ambos disseram estar abertos a outros clientes que não somente os sócios.