BRASILCOM participa de movimento contra fraudes no setor de combustiveis (agosto 2024)

Com a participação de integrantes da Procuradoria da República, senadores e deputados foi lançado nesta quarta-feira (28), em Brasília, o “Movimento Unidos pelo Combustível Legal”. Integram o grupo a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (BRASILCOM), a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), o Instituto Combustível Legal (ICL), a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom).
O objetivo do Movimento é reagir contra as ações da concorrência assimétrica, aprimorando o combate ao mercado ilegal no setor. As entidades que constituem o grupo destacam a importância da aprovação do PL do Devedor Contumaz, do PL que combate o roubo de combustíveis nos dutos e no transporte, e da monofasia do etanol hidratado. Para alcançar seus objetivos, os integrantes do Movimento manterão contatos periódicos e uma reunião formal já está prevista para novembro.
Abel Leitão, vice-presidente executivo da BRASILCOM destaca a participação dos sindicatos estaduais nessa ação. “Os sindicatos, tanto da BRASILCOM como da Fecombustíveis, têm um papel importantíssimo na observação, detecção e na comunicação ao “Movimento Unidos pelo Combustível Legal”  das assimetrias que surgem no mercado para que as irregularidades sejam combatidas com rigor e rapidez.”